Brinquedoteca

Iniciado em março de 2009, o projeto “Brinquedoteca: aprender brincando” vem se configurando como um espaço de intervenção pedagógica, formação profissional e de pesquisa no atendimento de alunos em processo de inclusão.

Os professores/estagiários do curso de Educação Física atuam na avaliação, planejamento e execução das atividades a serem desenvolvidas com os alunos (4 anos) de desenvolvimento típico e com alunos que apresentam deficiência no mesmo espaço/tempo de interação, por meio de atividades que promovem o ensino do brincar nos mais diversos e variados modos, a partir do interesse, autonomia e espontaneidade da criança, tendo o componente lúdico como norteador dessa prática pedagógica.

O ambiente da Brinquedoteca, “[…] é um espaço criado para favorecer a brincadeira. […] onde as crianças (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas” (CUNHA, 1994, p. 13). Esse é um lugar onde brincar é a principal atração. Ainda segundo a autora, “[…] ela pode existir até mesmo sem brinquedos, desde que outros estímulos as atividades lúdicas sejam proporcionados”.

Referência:

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Maltese, 1994.

Deixe um comentário